terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sobre Profissão

PERGUNTA Que profissão me aconselharíeis adotar?

KRISHINAMURTI: Toda pergunta está relacionada com alguma outra. Todo pensamento está relacionado com outro, não é independente. A profissão, o caminho, a educação, o autoconhecimento, estão todos intimamente relacionados entre si. Não podeis simplesmente escolher uma profissão e dedicar-vos ao autoconhecimento, ou escolher uma profissão para serdes um educador. Todas essas coisas estão relacionadas entre si. Todas as nossas ações e sentimentos estão relacionados entre si, e nisso é que consiste a sua beleza. Com um só pensamento podeis descer às profundezas do pensar.

Perguntais-me qual a profissão que vos aconselho abraçar. Se desejais uma resposta adequada, é mister entrarmos no assunto a fundo. Que está acontecendo neste mundo? Há possibilidade de se escolher profissão? Cada um segura aquilo que pode. Já nos consideramos felizes se achamos trabalho. Assim é em todas as partes do mundo. Porque já perdemos todos os valores genuínos, temos um único alvo: ganhar dinheiro seja como for, para viver. E, visto que esse é o valor predominante no mundo inteiro, não há possibilidade de escolha. Se sois bacharel em artes, bacharel em ciências, ou mestre de artes, vós vos tornais funcionário de escritório. A estrutura da sociedade está constituída de tal maneira, que só conduz à destruição. A sociedade está aparelhada para a destruição. Cada ação que praticais está conduzindo à guerra.
Não sei se estais bem cônscios disso, mas no meio desta tormenta, sob a ameaça da fome, podereis escolher a profissão de advogado, de soldado, ou de policial? Quando sentis realmente, que a humanidade está à beira da catástrofe podeis escolher qualquer uma dessas três profissões? Tornando-vos soldado, resolvereis o problema do mundo? A função do soldado é destruir, e, portanto, o que fará é destruir. Ele é adestrado para destruir, tal como o policial, que tem a função de vigiar, informar, espionar e intrigar; e bem sabeis o que significa ser advogado — um homem de muita sagacidade e poucos princípios. Todos os que sois advogados bem sabeis o que tem custado ao mundo a vossa sagacidade, e, todavia continuam a “fabricar-se” advogados aos milhares. Em que consiste essa profissão? Em dividir e sustentar a divisão, porque é disso que vivem. Não vivem de relações humanas, nem vivem da benevolência e do amor, mas, sim, da astúcia, da estupidez e intriga. Podeis ligar-vos a um homem que se enriquece, no meio do presente caos econômico? Podeis saber o que significa padecer fome?

Vedes, pois, como são limitadas as profissões. Senhores, antes de perguntardes o que vos cabe fazer, precisais aprender a pensar corretamente, e não de maneira negligente. O pensar correto gera a ação correta. Não podeis pensar corretamente, sem o autoconhecimento. Estais dispostos a aplicar o tempo necessário para conhecer a vós mesmos, a fim de aprenderdes a pensar corretamente e achardes a profissão adequada? Vós, os que não sois forçados a escolher imediatamente uma profissão, por certo podeis fazer alguma coisa. Cabe-vos essa responsabilidade, a vós, que tendes lazeres, que tendes tempo para aprender e observar. Mas, os que podem, não querem. É extremamente difícil escolher uma profissão num mundo civilizado desta espécie, em que toda ação conduz à destruição e à exploração. Os muitos que não são forçados a escolher profissão, são os que podem, mas esse não querem, e aí é que está a tragédia. Com a casa já a arder, continuam agarrados a umas poucas coisas. A tragédia não é, pois, daqueles que tem de escolher emprego, porque esses escolherão, quer queiram, quer não; a tragédia é dos que ficam sentados, a observar.
Só pelo pensar correto pode haver ação correta. O pensar correto não se adquire nos livros, ou nas lembranças do passado, ou nas esperanças do futuro.

Krishnamurti - 16 de Novembro de 1947 - Do livro: Uma Nova Maneira de Viver.


________________________________________________________

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced