terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Perguntas e Respostas

Pergunta: Não pertenço a religião alguma, porém sou membro de duas sociedades que me dão conhecimento e sabedoria espiritual. Se as abandonar, como poderei alcançar a perfeição?

Krishnamurti: Se compreenderdes a futilidade de todas as corporações religiosas organizadas, com seus interesses monetários, com sua exploração, com a completa estupidez de suas crenças baseadas na autoridade, na superstição e no medo; se verdadeiramente alcançardes o significado disto, então não pertencereis a nenhuma sociedade ou seita religiosa. Imaginais que qualquer sociedade ou livro vos pode dar sabedoria? Livros e sociedades podem fornecer-vos informação. Se, porém, disserdes que uma sociedade vos pode dar sabedoria, estareis simplesmente depositando nela a vossa confiança e ela se torna vossa exploradora. Se a sabedoria pudesse ser adquirida por meio de uma seita ou sociedade religiosa, todos seriamos sábios, pois tivemos religiões conosco por milhares de anos. A sabedoria, porém, não se adquire por essa forma. A sabedoria é a compreensão do fluxo contínuo da vida ou da realidade, e somente é apreendida quando a mente está aberta e vulnerável, isto é, quando a mente não mais está embaraçada pelos seus próprios desejos de auto-proteção, reações e ilusões. Nenhuma sociedade, nenhuma religião, nenhum sacerdote, nenhum líder vos dará, jamais, a sabedoria. É só pelo nosso próprio sofrimento, ao qual tentamos escapar aderindo a corporações religiosas e mergulhando em teorias filosóficas; é somente pela atenção à causa do sofrimento e a como libertar-nos dele que a sabedoria nasce natural e suavemente.

Pergunta: Não são necessários os sacerdotes para conduzir os ignorantes à retidão?

Krishnamurti: Por certo que não. Mas quem são os ignorantes? Esta pergunta só pode ser feita a cada um de vós e não a uma massa vaga denominada ignorante. A massa sóis vós. Necessitais vós de sacerdotes? Quem pode dizer quem são os ignorantes? Ninguém. Portanto, sendo ignorantes, necessitais de sacerdote, e pode um sacerdote conduzir-vos da ignorância à retidão? Se meramente imaginardes que um indivíduo ignorante, vagamente existindo em certo lugar e a quem não conheceis, necessita de um sacerdote, então perpetuareis a exploração e todas as manobras da religião. Ninguém vos pode conduzir à retidão exceto vós próprios, por meio de vosso próprio entendimento, por meio de vosso próprio sofrimento.

Pergunta: Se a inteligência da maioria das pessoas for tão limitada que elas não possam encontrar a Verdade por si próprias, não serão os Mestres e os instrutores necessários para mostrar-lhes o caminho?

Krishnamurti: Se simplesmente consideramos que o não-inteligente necessita do inteligente, manteremos o não-inteligente sempre em seu estado de não-inteligência. Se imaginardes que um tolo necessita de um guia, um Mestre, criareis circunstâncias para mantê-lo na idiotice. Se o homem inteligente percebe a necessidade de ajudar a um idiota, não em direção a um determinado sistema, crença ou dogma, porém de auxiliá-lo a ser inteligente, então o não-inteligente não será explorado. Mas a questão não é se o ignorante necessita de Mestres, de salvadores, mas se vós necessitais deles. Questionando realmente esta necessidade, descobrireis que ninguém vos pode salvar, que ninguém vos pode dar compreensão, pois a compreensão reside em vosso próprio discernimento. A inteligência não é dádiva de Mestres e instrutores, porém faz parte da vossa própria percepção e ação criativas.

Krishnamurti - abril-maio/1935

Do livro "Palestras no Brasil"
______________________________________________

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced