terça-feira, 9 de julho de 2013

Sobre o nefasto controle governamental da educação

Pergunta: Na Índia, como na maioria dos outros países, a educação está sob o controle do governo. Em tais circunstâncias, é possível levar a cabo uma experiência da espécie que você descreve?

Krishnamurti: Se não houvesse assistência por parte do governo, poderia subsistir uma escola deste gênero? É o que está perguntando este senhor. Ele vê que, no mundo inteiro, tudo está se tornando cada vez mais controlado pelos governos, pelos políticos, pelas pessoas investidas de autoridade, que desejam moldar nossas mentes e nossos corações; que querem que pensemos de certa maneira. Seja na Rússia, seja noutro país qualquer, a tendência é para o controle da educação pelo governo; e este senhor pergunta se é possível existir uma escola da espécie a que me refiro sem nenhuma ajuda governamental.

Ora, que dizem vocês? Se pensam que uma certa coisa é importante, que merece nossos esforços, vocês lhe dão o coração, independentemente dos governos e dos decretos da sociedade; e, então, a coisa será bem sucedida. Mas, em geral, nós não damos nosso coração a coisa alguma, e é por esta razão que fazemos perguntas deste tipo. Se vocês e eu sentirmos, vigorosamente, que um novo mundo poderá ser criado quando cada um de nós estiver em completa revolta, interiormente, psicologicamente, espiritualmente, daremos, então, nossos corações, nossa mente, nosso corpo, em prol da criação de uma escola onde não exista o medo e tudo o que ele implica. Senhor, toda coisa verdadeiramente revolucionária é criada por uns poucos que enxergam o que é verdadeiro e estão prontos a viver de acordo com essa verdade. Mas, o descobrir do verdadeiro requer que estejamos libertados da tradição e, portanto, libertados de todos os temores.

Krishnamurti — A Cultura e o Problema Humano

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced