quarta-feira, 10 de julho de 2013

Quem realmente se interessa por um novo mundo?

Pergunta: Como podemos ser livres da dependência enquanto vivermos em sociedade?

Krishnamurti: Você sabe o que é sociedade? Sociedade são as relações entre homens, não é exato? Não complique a coisa, citando uma porção de livros; pense a este respeito com toda a simplicidade e verá que a sociedade são as relações entre você e mim e outros. As relações humanas constituem a sociedade; e nossa atual sociedade está alicerçada em relações de aquisição, não é verdade? Em geral, queremos dinheiro, poder, posses, autoridade. Num nível ou noutro, queremos posição, prestígio e edificamos, assim, uma sociedade de aquisição. Enquanto formos dados à aquisição, enquanto ambicionarmos posição, prestígio, poder, etc., pertenceremos a esta sociedade e, por conseguinte, dela seremos dependentes. Mas, se um homem não deseja nenhuma dessas coisas e permanece sendo simplesmente o que é (o que ele próprio é), com grande humildade, está então fora da sociedade; revolta-se e rompe com a sociedade.

Infelizmente, a educação, hoje em dia, lhe prepara para você se submeter, se adaptar, se ajustar a esta sociedade de aquisição. Só nisso seus pais estão interessados, seus mestres, seus livros. E, enquanto você se submete, enquanto é ambicioso, ávido, corrompendo e destruindo a outros em sua busca de posição e poder, você é considerado um cidadão respeitável. Você é educado para se adaptar à sociedade; mas isso não é educação, é apenas um processo de lhe condicionar para que você se ajuste a um padrão. A verdadeira função da educação não é lhe preparar para que você seja um funcionário, um juiz ou um primeiro-ministro, porém, ajudar-lhe a compreender toda a estrutura desta sociedade corrompida e permitir-lhe crescer em liberdade, de modo que você seja capaz de quebrar todas as prisões e criar uma sociedade diferente, um mundo novo. Há necessidade de indivíduos revoltados, não parcialmente, porém totalmente revoltados contra o “velho”, pois só tais indivíduos poderão criar um novo mundo, um mundo não baseado na aquisição, no poder e no prestígio.

Já estou ouvindo os mais velhos dizendo: “Isso nunca será possível. A natureza humana é o que é, e o que você diz é puro absurdo”. Mas nunca pensamos em descondicionar a mente adulta e em não condicionar a criança. Ora, por certo, a educação é tanto curativa como preventiva. Você, estudante mais velho, já está moldado, condicionado, já é ambicioso; deseja ter êxito como seu pai, seu chefe, ou outro qualquer. Assim, a verdadeira função da educação é não só lhe ajudar a “se descondicionar”, mas também lhe ajudar a compreender o inteiro processo do viver, dia a dia, para que você possa crescer em liberdade e criar um mundo novo — um mundo totalmente diferente do atual. Infelizmente, nem os pais, nem os mestres, nem o público em geral, estão interessados nisso. Eis porque a educação deve ser um processo de educar tanto o educador como o estudante.

Krishnamurti — A Cultura e o Problema Humano 

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced