terça-feira, 16 de julho de 2013

Buscar a felicidade, é acabar com a felicidade

Pergunta: O que é a felicidade, na vida?

Krishnamurti: Se você deseja algo agradável, pensa que será feliz se o fizer. Você pode desejar se casar com o mais rico dos homens ou a mais bela das moças, ou passar num certo exame, ou ser elogiado por alguém, e pensa que, alcançando o que deseja alcançar, será feliz. Mas, isso é felicidade? Não é coisa que depressa se esvai, como a flor que desabrocha de manhã e murcha à noite? Entretanto, assim é a nossa vida, e é só isso o que desejamos. Satisfazemos-nos com tantas coisas superficiais: possuir um carro ou ter um emprego seguro, sentir emoções passageiras a respeito de alguma futilidade, como o menino que é feliz soltando seu papagaio na ventania e, momentos depois, está em lágrimas. Assim é nossa vida, e com ela estamos satisfeitos. Nunca dizemos: “Aplicarei meu coração, minha energia, todo o meu ser, para descobrir o que é felicidade”. Não levamos isso a sério, não sentimos intensamente a esse respeito e, por isso, nos satisfazemos com insignificâncias.

Mas a felicidade não pode ser buscada; ela é um resultado, um produto secundário. Nenhuma significação tem em perseguir a felicidade. A felicidade vem sem ser chamada; e, no momento em que você se torna consciente de ser feliz, já não é feliz. Não sei se você já notou isso. Quando você sente subitamente muita alegria por causa de nada em particular, você está fruindo a liberdade de sorrir e ser feliz. Mas, se você se torna consciente disso, neste mesmo momento o perde, não é verdade? Tornar-se consciente de ser feliz, ou buscar a felicidade, é acabar com a felicidade. Só há felicidade quando o “eu” e suas exigências foram colocados de lado.

Ensinam-lhe muitas coisas de Matemática, você passa os dias estudando História, Geografia, Física, Biologia, etc. Mas você reserva algum tempo, você e seus mestres, para refletir sobre estas importantíssimas questões? Alguma vez você ficou sentado quieto, com o dorso ereto, imóvel, para conhecer a beleza do silêncio? Você deixa alguma vez sua mente “à solta” — não para se entreter com coisas insignificantes, mas para “viajar” livre e amplamente, profundamente — explorar, descobrir?

Você sabe o que está acontecendo no mundo? O que está acontecendo no mundo é uma projeção do que está acontecendo no interior de cada um de nós, pois, o que somos, o mundo é. Vivemos quase todos agitados, dominados pelo espírito de aquisição e posse, pelo ciúme, e condenando outras pessoas; a mesma coisa, exatamente, está ocorrendo no mundo, apenas de maneira mais dramática e mais cruel. Mas, nem você e nem seus mestres passam tempo algum refletindo sobre tudo isso; e só quando você passa algum tempo, cada dia, refletindo sobre estas questões, existe a possibilidade de realizar uma revolução total e de criar um novo mundo. E é necessário criar um novo mundo, um mundo que não represente uma continuação, em forma diferente, desta mesma sociedade corrompida. Mas você não pode criar um mundo novo, se sua mente não está em estado de alerta, vigilante, intensamente consciente. Por isso tanto importa, enquanto você é jovem, aplicar algum tempo para refletir sobre estas importantíssimas questões, e não apenas passar os dias estudando matérias, que a nada conduzem senão a um emprego e à morte. Considere, pois, seriamente estas coisas, pois, em virtude dessa consideração, nascerá um extraordinário sentimento de alegria, de felicidade.

Krishnamurti — A cultura e o problema humano  

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced