terça-feira, 16 de julho de 2013

Só a mente adormecida busca por luxo

Pergunta: Por que desejamos viver no luxo?

Krishnamurti: O que você entende por “luxo”? Vestir roupas limpas, conservar o corpo asseado, tomar alimentação saudável — você considera isso “luxo”? Poderá parecer “luxo” para o homem faminto, coberto de farrapos e que não tem possibilidade de tomar banho todos os dias. O luxo, pois, varia, conforme nossos desejos: é uma questão de grau.

Pois bem; sabe o que lhe acontece se você ama o luxo, se tem apego ao conforto e quer estar sempre sentado num sofá ou numa poltrona? Sua mente começa a dormir. É bom ter um certo conforto físico; mas, exagerar o conforto, atribuir-lhe grande importância, é estar com a mente sonolenta. Você já viu como são felizes os gordos em geral? Nada parece perturbá-los, atravessar-lhes as espessas camadas de gordura. Isso é uma condição física, mas a mente também acumula “gordura”; não quer ser interrogada ou de outra maneira perturbada. E, assim, aos poucos, essa mente adormece. O que atualmente chamamos educação, em geral, põe o estudante a dormir; porque se ele faz perguntas verdadeiramente perspicazes, penetrantes, o mestre fica muito perturbado e lhe diz: “Continuemos com nossa lição”.

Assim, quando a mente está apegada a qualquer espécie de conforto, apegada a um hábito, uma crença, ou a determinado lugar a que chama “minha casa”, começa a dormir; e compreender o fato é mais importante do que perguntar se podemos ou não viver “no luxo”. A mente que é muito ativa, alertada, vigilante, nunca se apega ao conforto; para ela, “luxo” nada significa. Mas, o simples fato de ter poucas roupas não indica que a pessoa tenha uma mente alerta. O sanyasi que, exteriormente, vive com muita simplicidade, pode ser muito complexo, interiormente, com seu cultivo da virtude, do desejo de alcançar a Verdade, Deus. O importante é ser-se interiormente muito simples, muito austero, quer dizer, não ter uma mente atravancada de crenças, de temores, de desejos inumeráveis, porque só então a mente é capaz de pensar, explorar e descobrir realmente.

Krishnamurti — A cultura e o problema humano  

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced