terça-feira, 9 de julho de 2013

Pode a mente rude se tornar sensível?

Pergunta: Pode a mente rude se tornar sensível?

Krishnamurti: Escutem a pergunta, o significado que jaz oculto atrás das palavras. Pode a mente rude se tornar sensível? Se digo que minha mente é rude e procuro torna-la sensível, o próprio esforço para torna-la sensível é rudeza. Vejam bem isso, por favor. Não se mostrem intrigados — observem! Mas se, ao contrário, reconheço que sou rude, sem desejar mudar o estado, sem procurar tornar-me sensível; se começo a compreender o que é rudeza, se observo em minha vida de cada dia — minha maneira sôfrega de comer, a rispidez com que trato as pessoas, o orgulho, a arrogância, a vulgaridade de meus hábitos e pensamentos — então essa própria observação transforma o que é.

Analogamente, se sou estúpido e digo que devo tornar-me inteligente, o esforço para me tornar inteligente é apenas uma forma ampliada de minha estupidez; porque o importante é compreender a estupidez. Por mais que eu me esforce para me tornar inteligente, minha estupidez permanecerá. Poderei adquirir um superficial verniz de ilustração, ser capaz de citar livros, repetir mensagens dos grandes autores, mas, basicamente, continuarei estúpido. Porém, se vejo e compreendo a estupidez, conforme se manifesta em minha vida diária — como me comporto com meu empregado, como olho o meu vizinho, o homem pobre, o homem rico, o auxiliar de escritório — então, esse próprio percebimento provoca a dissolução da estupidez.

Tem isso. Observem-se quando falam com o seu serviçal, observem o enorme respeito que mostram para com o patrão e o pouco caso que fazem do homem que nada tem para dar-lhes. Começarão, então, a descobrir como são estúpidos; e, no compreender a estupidez, há inteligência, sensibilidade. Vocês não têm de tornarem-se sensíveis. O homem que está tentando tornar-se alguma coisa é feio, insensível; é rude.

Krishnamurti — A Cultura e o Problema Humano

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced