quinta-feira, 18 de julho de 2013

Podemos viver sem a fome de poder?

Pergunta: O que é “poder”?

Krishnamurti: Há o poder, a força mecânica, a força gerada pelo motor de combustão interna, pelo vapor, ou pela eletricidade. Há a força que reside numa árvore, que faz correr a seiva, que cria a folha. Há a força, o poder de pensar muito claramente, o poder de amar, o poder de odiar, o poder de um ditador, o poder de explorar os outros, em nome de Deus, em nome dos Mestres, em nome de uma nação. Tudo isso são formas de poder.

Ora, a energia que produz eletricidade ou luz, a energia atômica etc. — todas essas formas de poder são boas em si próprias, não é verdade? Mas, o poder que a mente tem de servir-se dessas forças para fins agressivos e tirânicos, para ganhar algo para si própria — esse poder, em todas as circunstâncias, é mau. O chefe de uma sociedade, igreja ou grupo religioso, que exerce poder sobre outras pessoas é um ente mau, porque está controlando, moldando guiando outros, quando ele próprio não sabe para onde está indo. Isso é verdadeiro em todo o mundo, não só em relação às grandes organizações, mas também em relação às pequenas sociedades. No momento em que uma pessoa tem clareza, em que não está confusa, nesse momento deixa de ser líder ou guia e, por conseguinte, nenhum poder exerce.

Assim, muito importa compreender por que a mente humana sente necessidade de exercer poder sobre os outros. Os pais exercem poder sobre os filhos, a mulher sobre o marido ou o marido sobre a mulher. Da pequena família o mal se estende até tornar-se tirania dos governos, dos líderes políticos e intérpretes religiosos. E pode uma pessoa viver sem essa fome de poder, sem desejar influenciar nem explorar outros, sem desejar poder para si própria, um grupo ou nação, um Mestre ou santo? Todas as formas de poder são destrutivas e acarretam aflições ao homem. Ao passo que ser verdadeiramente atencioso, bondoso, amar — eis uma coisa extraordinária, que tem seu efeito próprio, eterno. O amor “é sua própria eternidade”, e onde há amor, não há poder mau.  

Krishnamurti — A cultura e o problema humano

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced