quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Verdade não é uma estrutura mental

Achamo-nos numa crise tremenda, quer reconheçamos, quer não. E no meio desta crise, não podemos continuar a seguir um livro antiquado ou um guia qualquer; temos de encontrar a Verdade no nosso próprio coração, e só a encontraremos se a nossa mente estiver “descondicionada”. Enquanto houver o condicionamento que nos faz buscar, seguir, ou criar ideologias e adorar ídolos; enquanto houver condicionamento da nossa mente, fazendo-nos proceder como hinduístas, comunistas, socialistas, capitalistas, ou o que quer que seja, não encontraremos a Verdade contida em problema algum. Só quando você e eu descobrimos a Verdade, que não é pessoal, individual, haverá a possibilidade de promover-se uma revolução que não seja uma revolução de ideias, mas a revolução da Verdade. Dela necessitamos nos tempos atuais.

Igualmente importa descobrir qual é a sua relação para com a Realidade Criadora, ou como você quiser chama-la — pois os nomes não têm importância. Essa Realidade Criadora nunca será encontrada, enquanto a nossa mente estiver cristalizada, atulhada de ideias e palavras sem nenhuma significação. Você não a encontrará, não a descobrirá, se a sua mente não é capaz de se libertar do pensamento tradicional.

A Verdade não é uma estrutura mental. A mente não pode perceber a Verdade. A Verdade não é produto da mente; pelo contrário, enquanto a mente estiver em atividade, tentando imaginá-la, descobri-la, desenterra-la, jamais a encontrará. Apenas a encontrará, quando houver a compreensão que liberta a mente e lhe dá a única possibilidade de profundo silêncio. É necessária uma mente silenciosa, uma mente tranquila, de uma tranquilidade não produzida por disciplina, coerção ou persuasão. Uma mente disciplinada não é uma mente livre; uma mente estreita, condicionada, é incapaz de compreender o que é a Verdade. A mente, porém, que compreende, que penetra, capaz de “experimentar” diretamente, na ação, nas relações, no viver de cada dia — essa mente é também capaz de descobrir a Verdade; e essa Verdade é que nos liberta dos nossos problemas.

Krishnamurti – 24 de janeiro de 1953

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced