terça-feira, 9 de julho de 2013

Por que os mais velhos deixam de ser inteligentes?

Pergunta: O que é inteligência?

Krishnamurti: Examinemos esta questão devagar, pacientemente. Para descobrir. Descobrir não é chegar a uma conclusão. Não sei se vocês percebem a diferença. No momento em que vocês chegam a uma conclusão sobre o que é inteligência, deixam de ser inteligentes. Foi isso o que fez a maioria das pessoas mais velhas: chegaram a conclusões. Por isso, deixaram de ser inteligentes. Vocês descobriram, pois, uma coisa: que a mente inteligente é aquela que está aprendendo constantemente, sem jamais tirar conclusões.

O que é inteligência? A maioria das pessoas se satisfaz com uma definição do que é inteligência. Ou dizem: “Esta é uma boa explicação”, ou preferem sua explicação própria, pessoal. Mas a mente que se satisfaz com explicações é muito superficial e, por conseguinte, ininteligente. Vocês começaram a ver que a mente inteligente não é aquela que se satisfaz com explicações, com conclusões; não é, tampouco, a que acredita, porque a crença é, também, outra forma de conclusão. A mente inteligente é aquela que investiga, que observa, aprende, estuda. E o que significa isso? Que só há inteligência quando não há medo, quando vocês estão dispostos a se rebelarem contra toda a estrutura social a fim de descobrir o que é Deus, descobrir a verdade relativa a qualquer coisa.

Inteligência não é sapiência. Se vocês pudessem ler todos os livros do mundo, isso não lhes daria inteligência. A inteligência é coisa muito sutil; ela não tem ancoradouro. Surge quando vocês compreendem o processo total da mente — não a mente segundo certo filósofo ou professor, mas a própria mente de vocês. A mente de vocês é o resultado da comunidade inteira e, quando a compreendem, não necessitam de estudar um só livro, porque ela contém todo o conhecimento do passado. A inteligência, pois, surge com a compreensão de si mesmo; e só podem se compreender em relação com o mundo das pessoas, das coisas, e das ideias. Inteligência não é coisa adquirível, como a sapiência; ela surge quando há uma grande revolta, isto é, quando não há medo; e isso significa: quando há sentimento de amor, pois, quando não há medo, há amor.

Se você só está interessado em explicações, receio que irá achar que não respondi à sua pergunta. Perguntar o que é inteligência é coisa semelhante a perguntar o que é a vida. A vida é estudo e recreação, sexo, trabalho, disputa, inveja, ambição, amor, beleza, verdade; a vida é tudo, não é? Mas, vejam, a maioria de nós não tem paciência para prosseguir, séria e constantemente, nesta investigação.
 
Krishnamurti — A Cultura e o Problema Humano

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced