terça-feira, 16 de julho de 2013

A integração só vem pelo estado de revolta

Pergunta: Como podemos nos tornar “integrados”, sem conflito?

Krishnamurti: Por que vocês se opõem ao conflito? Todos parecem pensar que o conflito é uma coisa terrível. Neste momento, vocês e eu estamos em conflito, não? Estou tentando lhes transmitir algo, e vocês não o estão compreendendo; há, por conseguinte, uma espécie de oposição, de conflito. E o que há de mau no atrito, no conflito, na perturbação? Não devem ser perturbados? A integração não vem quando vocês a buscam com evitar o conflito. Só pelo conflito, e pela compreensão do conflito, pode haver “integração”.

A integração é uma das coisas mais difíceis de alcançar, porque ela representa a completa unificação de todo o ser de vocês em tudo o que fazem, em tudo o que dizem, em tudo o que pensam. Você não podem ter a “integração” sem a compreensão das relações — suas relações com a sociedade, suas relações com o pobre, com o aldeão, com o milionário e com o Governador.

Para vocês compreenderem as relações, devem lutar com elas, devem contestar e não meramente aceitar os valores estabelecidos pela tradição, por seus pais, pelos sacerdote, pela religião e pelo sistema econômico da sociedade a que pertencem. Eis porque é essencial vocês estarem em revolta, pois, de outro modo, nunca terão a integração.

Krishnamurti — A cultura e o problema humano  

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced