quarta-feira, 3 de julho de 2013

Necessitamos de uma revolução não econômica

As relações econômicas de vocês não estão baseadas noutras nações, em conexão com elas? Não há, pois, solução para o problema econômico, independentemente, separadamente das outras nações.

A primeira ilusão, pois, é desejar-se independência econômica, querer-se uma solução econômica para o povo que habita este país, em separado de outras nações. O problema é um tanto complexo e muito mais profundo do que a solução econômica ou a reconstrução deste país. É um problema que abrange conjuntamente todos os entes humanos da Terra... Necessitamos de uma revolução; não uma revolução econômica, não uma nova ordem social, não uma revolução de ideias ou de substituição de um sistema por outro: precisamos de uma revolução fundamental no nosso pensar. (...)

Cada um de nós é ambicioso. Você deseja ser alguém neste mundo. Se você é escriturário quer ser Gerente, Chefe, Diretor; se é advogado, quer ser juiz. Quer subir, subir sempre. Nessas condições, enquanto houver ambição, enquanto houver o desejo de ser alguém neste mundo, destruirá, fatalmente, todo e qualquer plano econômico para a segurança da humanidade. Por conseguinte, enquanto houver esse impulso para se ser alguém, não se criará nenhuma possibilidade de atender à necessidade primária que é a alimentação. Senhores, isto está sendo provado repetidamente, não é invenção de minha parte. Quando observarem este fato, não atribuirão  toda a importância à alimentação, como necessidade primária, mas reconhecerão a urgência de uma revolução fundamental no nosso pensar, para que se possa ocorrer aquela necessidade. Vocês devem acabar com suas divisões comunais, suas castas, e intolerantismo. Não deve haver nacionalidade e nenhuma distinção artificial; só então se terá a possibilidade de satisfazer a necessidade primária do ente humano.

Por esta razão, a revolução destinada a promover o bem-estar econômico, deve ser interior e não exterior. Estão de acordo? Sim? Vocês dizem, porém, não poder realizar uma revolução fundamental interior, porque lhes falta o necessário vigor, a confiança em vocês mesmos; porque se sentem esgotados; porque já fizeram tantas coisas absurdas na vida, já seguiram tantos líderes e mentores; porque acham que mentalmente estão completamente esgotados. Essa revolução interior, na qual a mente não busca preenchimento de suas ambições, essa revolução interior requer uma grande soma de investigação interior, de compreensão interior. Isso significa o abandono de toda ambição, para que se descubra e resolva este importantíssimo problema: o de que cada um tenha, nesta Terra, alimento, roupa e moradia. Só será possível tal coisa, quando houver o sentimento de que esta é a nossa Terra, de que somos responsáveis pela totalidade da humanidade; quando cada um de nós não esteja mais lutando, a realizar algo para se tornar alguém. Senhores, é esta a revolução fundamental, que produzirá a nova ordem social de vocês.

 Krishnamurti — 24 de janeiro de 1953

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced