segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quando há amor, o "eu" está ausente


A realidade, a verdade não pode ser reconhecida. Para que a verdade se manifeste, devem desaparecer a crença, os conhecimentos, a experiência, a persecução da virtude que é muito diferente de ser virtuoso. A pessoa virtuosa, consciente de que persegue a virtude, jamais pode encontrar a realidade. Pode ser uma pessoa muito descente; essa pessoa é completamente distinta do homem que pertence a verdade, do homem que compreende. Para esse homem, a verdade se manifestou. Um homem consciente de ser virtuoso e, portanto, de ser justo, jamais pode compreender o que é a verdade, porque a virtude é para ele a cobertura do "eu", o fortalecimento do "eu", dado que está perseguindo a virtude. 

Quando diz: "Devo viver sem inveja", o estado no qual é não invejoso e que ele experimenta, fortalece o "eu". Por isso é tão importante ser pobre, não só nas coisas do mundo, senão também em crença e conhecimento. Um homem rico em riquezas mundanas, ou o homem rico em crenças e conhecimentos, jamais conhecerá nada, senão obscuridade, e será centro de todo dano e de toda controvérsia. 

Porém, se você e quem lhe fala, como indivíduos, pordemos ver todo este funcionamento do "eu", saberemos o que é amor. Lhe asseguro que essa é a única reforma que pode transformar o mundo. O amor não é o "eu"; o "eu" não pode conhecer o amor. 

Se diz "eu amo", então, no próprio dizer, no próprio experimentá-lo, está ausente  o amor. Quando amamos, o "eu" está ausente.  

Onde existe o amor, não existe o "eu".

Krishnamurti - O Livro da Vida

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced