sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pode a mente vulgar tornar-se sensível?


Preste atenção à pergunta, o significado que existe atrás das palavras: Pode a mente vulgar tornar-se sensível? Se digo que minha mente é vulgar, e trato de tornar-me sensível, o esforço mesmo de tornar-me sensível, é vulgaridade. Por favor, veja isto. Não se sinta perplexo, observe-o. Enquanto que, se reconheço que sou vulgar, sem tratar de mudar isso, sem procurar tornar-me sensível, se começo a compreender o que é vulgaridade, se a observo em minha vida cotidiana, se observo meu modo voraz de comer, o modo rude como trato as pessoas, o orgulho, a arrogância, a grosseria de meus hábitos e pensamentos, então, essa mesma observação transforma o que é. De igual modo, se sou estúpido e digo que devo tornar-me inteligente, o esforço de tornar-me inteligente é tão só uma forma ampliada de necessidade, uma vez que o importante é compreender a loucura. Por muito que possa tratar de tornar-me inteligente, minha loucura haverá de continuar. Posso adquirir o refinamento superficial da erudição, posso ser hábil em citar livros, repetir passagens de grandes autores, porém, basicamente, seguirei sendo um estúpido. A Em vez disso, se vejo e compreendo a loucura tal como se expressa em minha vida cotidiana no comportamento com meu funcionário, no modo como considero meu próximo, ao homem pobre, ao homem rico, ao caixa da loja — então, essa mesma percepção alerta traz consigo a dissolução da loucura.

Krishnamurti - O Livro da Vida

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced