sábado, 2 de fevereiro de 2013

Como se libertar do “sistema”?

Pergunta: estou contaminado pela sociedade. Como poderei livrar-me dessa contaminação?

Krishnamurti: Ora, a questão não é de como vos libertardes dessa contaminação, porque, assim, apenas criais outro conflito, outro problema. O “eu” não está contaminado pela sociedade; ele é a própria contaminação. O “eu” é uma coisa que se formou pelo conflito, pela inveja, pela ambição e o desejo de poder, pela agonia, o sentimento de culpa, o desespero. E é possível o “eu” dissolver-se sem conflito?

Isso não são questões teóricas ou teológicas. Se uma pessoa tem sério interese em compreender a si própria, verá que todo esforço para dissolver o “eu” tem motivo; resulta de uma reação e, por conseguinte, faz parte ainda  do “eu”. Que se pode fazer, então? Pode-se ver o fato e nada fazer em relação a ele. O fato é que todo pensamento, todo sentimento é resultado da sociedade, com suas ambições, sua inveja, sua avidez; e esse processo constitui a sua dissolução; não se precisa fazer esforço nenhum para dissolvê-lo. perceber uma coisa venenosa é deixar de tocá-la.

Krishnamurti —10 de julho de 1962

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced