sexta-feira, 13 de abril de 2012

A chama e a fumaça

“Sou casada e mãe de vários filhos, mas jamais senti amor. Estou começando a imaginar se isso realmente existe. Nós conhecemos sensações, paixões, emoções e prazeres que satisfazem, mas me pergunto se conhecemos o amor. Freqüentemente dizemos que amamos, mas há sempre uma reserva. Fisicamente podemos não ter reservas, podemos nos entregar completamente no início; mas mesmo aí há uma reserva. A doação é um presente dos sentidos, mas aquilo que pode doar está adormecido, distante. Nós nos encontramos e nos perdemos na fumaça, mas isso não é a chama. Por que não temos a chama? Por que a chama não queima sem fumaça?  Pergunto-me se nós nos tornamos inteligentes demais, sabidos demais para possuirmos aquele perfume. Suponho que eu seja culta demais, moderna demais e estupidamente superficial. Apesar da conversa inteligente, suponho que eu seja realmente estúpida.”

Mas será uma questão de estupidez? Será o amor um ideal brilhante, inatingível que se torna atingível somente se as condições forem satisfeitas? O indivíduo tem tempo para satisfazer todas as condições? Falamos sobre beleza, escrevemos sobre ela, pintamo-la, dançamo-la, pregamo-la, mas não somos belos nem conhecemos o amor. Nós conhecemos apenas palavras.

Estar aberto e vulnerável é ser sensível; onde houver uma reserva, haverá insensibilidade. O vulnerável é o inseguro, liberto de amanhã; o aberto é implícito, o desconhecido. Aquilo que é aberto e vulnerável é belo; o fechado é estúpido e insensível. A estupidez, assim como a inteligência, é uma forma de autoproteção. Nós descobrimos essa porta, mas mantemos aquela porta fechada, pois queremos a brisa fresca somente por uma abertura particular. Jamais vamos lá fora ou abrimos todas as portas e janelas ao mesmo tempo. A sensibilidade não é uma coisa que você acaba conseguindo. O estúpido jamais pode se tornar sensível; o estúpido sempre será estúpido. A estupidez jamais pode se tornar inteligente. A tentativa de se tornar inteligente é estúpida. Essa é uma de nossas dificuldades, não é? Estamos sempre tentando nos tornar algo – e o entorpecimento continua.

“Então , o que se pode fazer?”

Não faça nada mas seja o que você é, insensível. Fazer é evitar o que é, e evitar o que é, é a forma grosseira de estupidez.            O insensível não pode se tornar sensível; tudo que pode fazer é perceber o que é, para deixar que a história do que é se desenrole. Não interfira com a insensibilidade, pois aquele que interfere é o insensível, o estúpido. Ouça e ele lhe contará sua história; não traduza ou aja, mas ouça sem interrupções ou interpretações até o fim. Somente aí haverá ação. O fazer não é importante, mas o ouvir é.

Para dar, precisa haver o inesgotável. A reserva que dá é o medo do fim, e só existe o inesgotável no fim. Dar não pertence ao fim. Dar é do muito e do pouco; e o muito ou o pouco é o limitado, a fumaça, o toma-lá-dá-cá. A fumaça é desejo como ciúme, raiva, decepção; a fumaça é o medo do tempo; a fumaça é memória, experiência. Não existe dar, mas somente propagação da fumaça. A reserva é inevitável, pois não há nada para dar. Compartilhar não é dar; a consciência de compartilhar ou dar acaba com a comunhão. A fumaça não é a chama, mas nós a tomamos  pela chama. Perceba a fumaça, aquilo que é, sem soprá-la para longe para ver a chama.

“É possível possuir essa chama ou é somente para poucos?”

Se é para poucos ou muitos não é o ponto, é? Se buscamos esse caminho, ele só poderá levar à ignorância e à ilusão. Nosso interesse é na chama. Você pode ter aquela chama, aquela chama sem fumaça? Descubra; observe a fumaça silenciosa e pacientemente. Você não pode dispersar a fumaça, pois você é a fumaça. Quando a fumaça se for, a chama virá. Essa chama é inesgotável. Tudo tem um início e um fim, é logo exaurido, esgotado. Quando o coração está vazio das coisas da mente e a mente está vazia de pensamento, então há amor. Aquilo que está vazio é inexaurível.

A batalha não é entre a chama e a fumaça, mas entre as diferentes reações na fumaça. A chama e a fumaça jamais podem estar em conflito. Para estar em conflito elas precisam estar em um relacionamento; e como pode haver um relacionamento entre elas? Uma está presente quando a outra não está.


Krishnamurti

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced