quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ação


Não é o tempo que traz a compreensão, mas a vigilância da mente para compreender, no presente. É impossível estar alerta, enquanto a mente estiver anuviada pela idéia do tempo, de crenças e ideais.

Buscarei explicar o que quero dizer por vigilância da mente. A experiência é, afinal de contas, o modo pelo qual, respondem aos incidentes da vida. Estar alerta é ser capaz de distinguir entre a pura ação e as reações, quer sejam positivas ou negativas. A reação positiva brota de sua própria individualidade intrínseca ou egoísmo, e a reação negativa parte do exterior. Toda ação que não é pura, é reação, pois é oriunda da sensação, tanto a positiva, como a negativa. A ação pura, livre de toda reação, é isenta de intuito ou incentivo e desprendida do centro de egoísmo.

Para compreender uma experiência no presente, para colher a sua frescura, devem ter a mente limpa de crenças, de ilusões. A compreensão plena de uma experiência, libertará vocês de toda experiência, que é o tempo. Quando a mente estiver liberta de crenças e esperanças, é quando pode estar alerta; tal mente não se coaduna, porque não tem personalidade, que é limitação. A menos que a mente esteja livre, terá uma idéia pré-concebida do que seja a verdade, deformando a vida segundo esse ideal, tornando-se incapaz de compreender o presente. Pois que a verdade não pertence a idéia, crença ou conceito algum, todas essas coisas são simplesmente a resistência criada pelo eu consciência. Se,  vocês se amoldarem no presente com a concepção da verdade, do futuro, estarão apenas pervertendo a vida.

Poderão dizer ainda: “Não devo ter ideal, inspiração ou incentivo algum?” Direi: não. Não, porque, se o tiverem, estarão apenas se conformando e em tal, não há entendimento. Enquanto que, se a sua mente se achar isenta dessas coisas, então compreenderão o presente, o seu pleno significado. Verão então que a sua mente desperta para essa plena inteligência, que é a verdadeira libertação de todas as ilusões da individualidade. A crença, mesmo quando faculte temporário consolo e conforto, é apenas um sinal de decadência. A mente, quando carregada de crenças, torna-se negligente e imitadora; não é rápida em sua adaptabilidade. Ao passo que a mente sempre alerta, essa renova-se. Não precisa de estímulo do interior e nem do exterior, pois todo estímulo é somente reação. Tal mente, assim livre, pode compreender a felicidade, a verdade.

Krishnamurti

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced