terça-feira, 5 de junho de 2012

Conforto

A teia da vida é tecida com as coisas vulgares, e a essas coisas vulgares da vida vocês podem dominar.

Podem dar-lhes originalidade, podem, por meio delas, criar grandeza, ou destruí-las por falta de compreensão. A teia da vida e a sua compreensão estão ao alcance do seu domínio e não ao de outros. Quando abandonam a outros o domínio de sua vida, vem a infelicidade, vem a autoridade que pode ser decepada como uma árvore e o conforto da sombra que lhe corresponde se esvai.

Limitando e atraiçoando, por esse modo, a verdade, o medo penetra na mente e no coração, o medo do bem e do mal, o medo oriundo da moralidade estreita, o medo do céu e do inferno. E sobre esse fundo de medo pintam inumeráveis crenças, que opõem limitações à vida. Por causa desse medo, manifesta-se o desejo de buscar o conforto. Eu, porém, digo à vocês, não busquem o conforto e sim entendimento. A busca de conforto é a limitação da vida, ao passo que a busca da compreensão é a libertação dela, e só se pode alcançar a liberdade, por meio da experiência. Que outro conforto pode existir a não ser  da compreensão da verdade? Querem atingi-la sem luta, sem uma lágrima. Um armazém de drogas espirituais, antídotos para os temores, é o que a maioria das pessoas procura. É por isso que buscam o auxílio externo para sustentar vocês. Atemorizam-se ao fazerem frente a qualquer das suas fraquezas: experimentar a vocês mesmo é vencer vocês.

Inexperientes das grandes alturas, das grandes solidões, do isolamento da vida externa, pensam que devem levar com vocês os seus amigos, as suas qualidades, as suas igrejas, as suas moralidades, as suas dignidades, os seus ritos e a suas religiões.

Nessas grandes altitudes, não necessitam dessas coisas.

O homem acha-se colhido pela sombra do presente, embaraçado e, por esse modo, cria a tristeza. A vida é para ele uma luta, um esforço constante, um contínuo acotovelamento.

Krishnamurti

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced