sábado, 4 de junho de 2016

Que é inteligência?

[...] QUE É INTELIGÊNCIA? A maioria das pessoas se satisfaz com uma definição do que é a inteligência. Ou dizem: "Esta é uma boa explicação”, ou preferem sua explicação própria, pessoal. Mas a mente que se satisfaz com explicações é muito superficial e, por conseguinte, ininteligente. Começastes a ver que a mente inteligente não é aquela que se satisfaz com explicações, com conclusões; não é, tampouco, a que crê, porque crença é, também, outra forma de conclusão. A mente inteligente é aquela que investiga, que observa, aprende, estuda. E isso significa o quê? Que só há inteligência quando não há medo, quando estais disposto a rebelar-vos contra toda a estrutura social, a fim de descobrir o que é Deus, descobrir a verdade relativa a qualquer coisa.

Inteligência não é sapiência. Se pudésseis ler todos os livros do mundo, isso não vos daria inteligência. A inteligência é coisa muito sutil; ela não tem ancoradouro. Surge quando compreendeis o processo total da mente — não a mente segundo certo filósofo ou professor, mas vossa própria mente. Vossa mente é o resultado da comunidade inteira e, quando a compreendeis, não necessitais de estudar um só livro, porque ela contém todo o conhecimento do passado. A inteligência, pois, surge com a compreensão de vós mesmo; e só podeis compreender-vos em relação com o mundo das pessoas, das coisas, e das idéias, inteligência não é coisa adquirível, como a sapiência; ela surge quando há uma grande revolta, isto é, quando não há medo; e isso significa: quando há sentimento de amor, pois, quando não há medo, há amor.

Se só estais interessado em explicações, receio que ireis achar que não respondi à vossa pergunta. Perguntar o que é inteligência é coisa semelhante a perguntar o que é a vida. A vida é estudo e recreação, sexo, trabalho, disputa, inveja, ambição, amor, beleza, verdade; a vida é tudo, não é? Mas, vede, os mais de nós não temos paciência para prosseguir, séria e constante-mente, nesta investigação.

Krishnamurti em, A cultura e o problema humano

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced