quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Raiva


A raiva tem essa qualidade peculiar de isolamento; como a tristeza, ela isola o indivíduo, e durante esse tempo, pelo menos, todo o relacionamento acaba. A raiva tem a força e a vitalidade temporária do isolado. Há um estranho desespero na raiva; pois isolamento é desespero. A raiva da decepção, do ciúme, da ânsia de ferir, dá um alívio violento cujo prazer é a auto-justificação. Nós censuramos os outros e essa mesma censura é a justificação de nós mesmos. Sem algum tipo de postura, seja de auto-virtuosismo ou auto-degradação, o que somos? Usamos de todos os meios para nos apoiar; e a raiva, assim como o ódio, é um dos modos mais fáceis. A raiva simples, um acesso repentino que é rapidamente esquecido, é uma coisa; mas a raiva que é deliberadamente construída, que foi fermentada e que busca machucar e destruir, é algo inteiramente diferente. A raiva simples pode ter uma causa psicológica passível de ser percebida e remediada; mas a raiva como resultado inerente a uma causa psicológica é muito sutil e difícil de lidar. A maioria de nós não sem importa de sentir raiva, nós encontramos uma desculpa para isso. Por que não devemos ficar zangados quando há maus-tratos a terceiros ou a nós mesmos? Desse modo, nos tornamos justificadamente zangados. Nunca dizemos apenas que estamos zangados e paramos aí; entramos em elaboradas explicações para sua causa. Jamais dizemos que estamos com ciúme ou amargos, mas o justificamos ou explicamos. Perguntamos como pode existir amor sem ciúme, ou dizemos que as ações de outra pessoa nos fizeram amargos e assim por diante.

É a explicação, a verbalização, silenciosa ou falada, que sustenta a raiva, que dá a ela escopo e profundidade. A explicação, silenciosa ou falada, age como um escudo contra a descoberta de nós mesmos como somos. Queremos ser elogiados ou adulados, esperamos algo; e quando essas coisas não acontecem, ficamos decepcionados, tornamo-nos amargos e ciumentos. Então,violenta ou delicadamente, culpamos outras pessoas; dizemos que o outro é responsável por nossa amargura. Você é de enorme importância, pois eu dependo de você para minha felicidade, para minha posição e prestígio. Eu me realizo através de você, então você é importante par mim; eu devo vigiá-lo, devo possuí-lo. Através de você, fujo de mim; e quando sou lançado de volta a mim mesmo, tendo medo de meu próprio estado, fico irritado. A raiva assume muitas formas: decepção, ressentimento, amargura, ciúme, etc.

O armazenamento da raiva, que é ressentimento, exige o antídoto do perdão; mas o armazenamento da raiva é muito mais relevante do que o perdão. O perdão é desnecessário quando não existe a acumulação da raiva. O perdão é essencial se existe ressentimento; mas estar livre da adulação e do sentimento de mágoa, sem a dureza da indiferença, leva à misericórdia, à caridade. Não é possível livrar-se da raiva pela ação da vontade, pois a vontade é parte da violência. A vontade é o resultado do desejo, o anseio de ser; e o desejo, em sua própria natureza, é agressivo, dominador. Reprimir a raiva pela ação vigorosa da vontade é transferir a raiva para um nível diferente, dando a ela outro nome; mas é ainda parte da violência. Para estar livre da violência, e não se trata do cultivo da não-violência, deve haver o entendimento do desejo. Não existe um substituto espiritual para o desejo; ele não pode ser reprimido ou sublimado. Deve ser dada atenção ao desejo, silenciosa e desprovida de escolha; e essa atenção passiva é a experienciação direta do desejo sem que o experienciador lhe dê um nome.


Krishnamurti – Comentários sobre o viver

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced