quarta-feira, 6 de março de 2013

A fuga do que é


Ele era um homem muito velho, com a barba branca, e o seu corpo magro mal estava coberto pelo hábito cor de açafrão de um saniasi. Tinha modos e fala tranqüilos, mas seus olhos eram repletos de tristeza — a tristeza de uma busca em vão. Com a idade de 15 anos, ele deixou a família e renunciou ao mundano, e por muitos anos vagou por toda a Índia, visitando ashrams, estudando, meditando, buscando sem cessar. Ele morou por algum tempo no ashram do líder político-religioso que trabalhara extenuamente pela liberdade da Índia, e viveu em mais outro, ao sul, onde os cânticos eram agradáveis. No salão onde um homem santo vivia silenciosamente, ele também buscara em silêncio, entre muitos outros. Ele esteve em ashams da costa leste à costa oeste, investigando, questionando, discutindo. No extremo norte, na neve e nas gélidas cavernas, ele também passou; e meditara o sofrimento físico e fez longas peregrinações a templos sagrados. Era versado em sânscrito, e se deleitara em cantar enquanto peregrinava de um lugar a outro.

“Busquei a Deus de todas as maneiras possíveis desde a idade de 15 anos, mas não O encontrei, e agora já passo dos 70. Venho a você como fui a outros, na esperança de encontrá-lo. Preciso encontrá-lo antes de morrer; a não ser, que Ele seja apenas mais um dos muitos mitos da humanidade.”

Se me permite perguntar, senhor, acha que o imensurável  pode ser encontrado na busca por Ele? Seguindo diferentes caminhos, por meio de disciplina e autoflagelaçao, do sacrifício e do serviço devoto, aquele que busca encontrará o eterno? Certamente, senhor, não importa se o eterno existe ou não, e podemos investigar a verdade disso mais tarde; o que é importante é compreender por que buscamos, e o que estamos buscando. Por que buscamos?

“Eu busco porque, sem Deus, a vida tem pouquíssimo significado. Eu O busco devido à tristeza e à dor. Eu O busco porque quero paz. Eu O busco porque Ele é o permanente, o imutável;  porque existe a morte, e Ele é imortal. Ele é ordem, beleza e bondade, e por essa razão eu O busco.”

Ou seja, estando em agonia pelo impermanente, buscamos cheios de esperança aquilo que chamamos de permanente. A razão de nossa busca é encontrar conforto no ideal do permanente, mas esse ideal nasce da impermanência, brota da dor da mudança contínua. O ideal é irreal, enquanto a dor é verdadeira; mas, ao que parece, não compreendemos o fato da dor, e nos apegamos ao ideal, à esperança da ausência de dor. Daí nasce em nós a dualidade entre fato e ideal, com seu conflito infindável entre o que é e o que deveria ser. A razão de nossa busca é escapar da impermanência, da dor, em direção àquilo que a mente acredita ser o estado de permanência, de êxtase perpétuo. Mas esse pensamento em si já é impermanente, pois nasce da dor. O oposto, independente do quão elevado, contém a semente do próprio oposto. Nossa busca, portanto, é apenas o anseio por escapar do que é.

“Quer dizer que temos de parar de buscar?”

Se dispensarmos nossa atenção integral à compreensão do que é, então a busca, como a conhecemos, talvez não seja necessária, de modo algum. Quando a mente está livre da dor, que necessidade tem de buscar a felicidade?

“É possível que a mente se liberte da dor?”

Concluir que ela pode ou não se libertar significa colocar um fim a todo o questionamento e compreensão. Temos de dedicar nossa atenção total à compreensão da dor, e não podemos fazê-lo se estivermos tentando escapar dela, ou se nossa mente estiver ocupada em buscar sua causa. Deve haver total atenção, e não uma preocupação oblíqua.

Quando a mente não busca mais, quando cessa de gerar conflito por meio de suas faltas e anseios, quando está silente em compreensão, somente então pode haver o imensurável.


Krishnamurti – Comentários sobre o viver

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced