Vida e ação integradas são
educação. A integração não ocorre por meio da conformidade a um padrão, seja
ele próprio ou de outra pessoa. Ela surge da compreensão das muitas influências
que se chocam na mente; surge de estar ciente delas sem ser sua prisioneira. Os
pais e a sociedade condicionam a criança por sugestão, por desejos e coerção
sutis e velados, e pela constante reiteração de certos dogmas e crenças. Ajudar
a criança a estar consciente de todas essas influências, com sua significância
interna, psicológica, ajudá-la a compreender os mecanismos da autoridade e não
ser prisioneira da teia da sociedade, isso é educação.
Educação não é apenas uma questão
de transmitir uma técnica que equipará o menino para conseguir um emprego, mas
ajudá-lo a descobrir o que ele ama fazer. Esse amor não pode existir se ele
estiver buscando sucesso, fama ou poder; e ajudar a criança a compreender isso
é educação.
O autoconhecimento é educação. Em
educação, não há aquele que ensina nem o que é ensinado, só o aprender; o
educador está aprendendo, assim como o aluno. A liberdade não tem começo nem
fim; compreender isso é educação.
Certamente, para educar o
educador é preciso trabalhar por isso tão arduamente quanto você trabalhou em
política — com a diferença de que é uma tarefa muito mais extenuante, que exige
profunda percepção psicológica. Infelizmente, ninguém parece se importar com a
educação correta, ainda que ela seja muito mais importante que qualquer outro
fator na geração de uma transformação social fundamental.
A herança psicológica é tão
condicionante quanto a herança da propriedade; ambas limitam e aprisionam a
mente em determinado padrão da sociedade, que impede uma transformação social
fundamental. Se nossa preocupação é gerar uma cultura completamente diferente,
uma cultura que não se baseie em ambição e acumulação, então a herança
psicológica se torna um impedimento.
A marca do passado na mente
jovem; o condicionamento consciente e inconsciente que leva o aluno a obedecer
e se conformar. Os comunistas, agora, estão fazendo isso com muita eficiência,
assim como os católicos fizeram por gerações. Outras seitas religiosas também
fazem o mesmo, mas não tão resoluta ou efetivamente. Os pais a sociedade
modelam a mente das crianças por meio da tradição, crença, dogma, conclusão,
opinião, e essa herança psicológica impede o surgimento de uma nova ordem
social.
Se você realmente vê a
necessidade de colocar um fim a essa forma de herança, então dará imensa
atenção a proporcionar o tipo de educação correta a seu filho, não?
Mas, quando você percebe muito
profundamente que a herança da propriedade é tão destrutiva quanto a psicológica,
você se dedicará a ajudar seus filhos a se libertarem de ambas. Você os educará
para que sejam completamente autossuficientes, para que não dependam de seu
favor ou do favor de outras pessoas, para que amem seu trabalho, e para que
tenham confiança em sua capacidade de trabalhar sem ambição, sem glorificar o
sucesso; você os ensinará a ter o sentimento de responsabilidade cooperadora,
e, conseqüentemente, a saber quando não
cooperar. Desse modo, seus filhos não terão qualquer necessidade de herdar sua
propriedade. Eles são seres humanos livres desde o começo, e não escravos, seja
da família ou da sociedade.
Não é um ideal, não é algo a ser
alcançado na Terra do Nunca de alguma utopia longínqua. A compreensão se dá
agora, não no futuro. Compreensão é ação. A compreensão não vem primeiro e a
ação depois; ambas são inseparáveis. No momento exato em que se vê uma cobra,
há ação. Se a verdade de tudo que estivemos conversando esta manhã for vista,
então a ação é inerente a essa percepção. Mas ficamos tão enredados em
palavras, nas coisas estimulantes do intelecto, que as palavras e o intelecto
se tornam um impedimento à ação. O chamado entendimento intelectual é apenas a
escuta de explicações verbais, ou a escuta de idéias, e não tem qualquer valor,
assim como a mera descrição da comida não tem valor algum para um homem
faminto. Ou você compreende, ou não compreende. A compreensão é um processo
total, não é separada da ação nem é resultado do tempo.
Krishinamurti – Comentários sobre
o viver