terça-feira, 19 de março de 2013

Revolução Psicológica


Vida e ação integradas são educação. A integração não ocorre por meio da conformidade a um padrão, seja ele próprio ou de outra pessoa. Ela surge da compreensão das muitas influências que se chocam na mente; surge de estar ciente delas sem ser sua prisioneira. Os pais e a sociedade condicionam a criança por sugestão, por desejos e coerção sutis e velados, e pela constante reiteração de certos dogmas e crenças. Ajudar a criança a estar consciente de todas essas influências, com sua significância interna, psicológica, ajudá-la a compreender os mecanismos da autoridade e não ser prisioneira da teia da sociedade, isso é educação.

Educação não é apenas uma questão de transmitir uma técnica que equipará o menino para conseguir um emprego, mas ajudá-lo a descobrir o que ele ama fazer. Esse amor não pode existir se ele estiver buscando sucesso, fama ou poder; e ajudar a criança a compreender isso é educação.

O autoconhecimento é educação. Em educação, não há aquele que ensina nem o que é ensinado, só o aprender; o educador está aprendendo, assim como o aluno. A liberdade não tem começo nem fim; compreender isso é educação.

Certamente, para educar o educador é preciso trabalhar por isso tão arduamente quanto você trabalhou em política — com a diferença de que é uma tarefa muito mais extenuante, que exige profunda percepção psicológica. Infelizmente, ninguém parece se importar com a educação correta, ainda que ela seja muito mais importante que qualquer outro fator na geração de uma transformação social fundamental.

A herança psicológica é tão condicionante quanto a herança da propriedade; ambas limitam e aprisionam a mente em determinado padrão da sociedade, que impede uma transformação social fundamental. Se nossa preocupação é gerar uma cultura completamente diferente, uma cultura que não se baseie em ambição e acumulação, então a herança psicológica se torna um impedimento.

A marca do passado na mente jovem; o condicionamento consciente e inconsciente que leva o aluno a obedecer e se conformar. Os comunistas, agora, estão fazendo isso com muita eficiência, assim como os católicos fizeram por gerações. Outras seitas religiosas também fazem o mesmo, mas não tão resoluta ou efetivamente. Os pais a sociedade modelam a mente das crianças por meio da tradição, crença, dogma, conclusão, opinião, e essa herança psicológica impede o surgimento de uma nova ordem social.

Se você realmente vê a necessidade de colocar um fim a essa forma de herança, então dará imensa atenção a proporcionar o tipo de educação correta a seu filho, não?

Mas, quando você percebe muito profundamente que a herança da propriedade é tão destrutiva quanto a psicológica, você se dedicará a ajudar seus filhos a se libertarem de ambas. Você os educará para que sejam completamente autossuficientes, para que não dependam de seu favor ou do favor de outras pessoas, para que amem seu trabalho, e para que tenham confiança em sua capacidade de trabalhar sem ambição, sem glorificar o sucesso; você os ensinará a ter o sentimento de responsabilidade cooperadora, e, conseqüentemente, a saber quando não cooperar. Desse modo, seus filhos não terão qualquer necessidade de herdar sua propriedade. Eles são seres humanos livres desde o começo, e não escravos, seja da família ou da sociedade.

Não é um ideal, não é algo a ser alcançado na Terra do Nunca de alguma utopia longínqua. A compreensão se dá agora, não no futuro. Compreensão é ação. A compreensão não vem primeiro e a ação depois; ambas são inseparáveis. No momento exato em que se vê uma cobra, há ação. Se a verdade de tudo que estivemos conversando esta manhã for vista, então a ação é inerente a essa percepção. Mas ficamos tão enredados em palavras, nas coisas estimulantes do intelecto, que as palavras e o intelecto se tornam um impedimento à ação. O chamado entendimento intelectual é apenas a escuta de explicações verbais, ou a escuta de idéias, e não tem qualquer valor, assim como a mera descrição da comida não tem valor algum para um homem faminto. Ou você compreende, ou não compreende. A compreensão é um processo total, não é separada da ação nem é resultado do tempo.


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